Redes Elétricas

Rede elétrica residencial

Rede elétrica é o conjunto de cabos e dispositivos que levam a energia elétrica de um ponto ao outro.

As redes elétricas residenciais e comerciais são geralmente alimentadas pelas concessionárias.

Em Ubatuba -SP a ELEKTRO distribuidora de energia  é a concessionária responsável por distribuir energia elétrica na região.


O que fazer em caso de falta de energia, falta de fase ou oscilação de energia elétrica?

ATENÇÃO!: Não mexa no quadro elétrico se as instalações forem antigas! Pode ser muito perigoso!

  1. Verifique se há faíscas, fumaça ou cheiro de queimado em algum equipamento, quadro ou no padrão de entrada. Se houver, desligue imediatamente a chave geral do quadro ou a do padrão de entrada e chame um eletricista de sua confiança.
     
  2. Verifique se ocorre o mesmo problema com os vizinhos.
    Se ocorrer o mesmo problema em algum vizinho
    , ligue para a Elektro 0800 701 0102 (em Ubatuba-SP) comunicando o problema, e aguarde pelo atendimento.

    Se o problema ocorre somente na sua rede, chame um eletricista de sua confiança. Caso demore para ser atendido e precise usar energia no local, siga esses procedimentos:

    ATENÇÃO!: Não mexa no quadro elétrico se as instalações forem antigas!
    ATENÇÃO!: Não mexa no quadro elétrico se não souber manobrar disjuntores com segurança!

    – Desligue todos os disjuntores do quadro de distribuição.
    – Ligue a chave geral.
    Se ocorrer faiscamento, aquecimento, fumaça, ruído ou a chave desarmar, deixe desligada e não tente religar. Você  vai precisar de um eletricista para fazer o diagnóstico e o reparo com segurança.

    – Se ao ligar a chave geral nada aconteceu, comece a ligar os outros disjuntores, de corrente mais baixa primeiro, você pode conseguir ligar a iluminação, o que já ajuda bastante. Se puder aguardar o eletricista só com a iluminação, ligue apenas o que precisa usar e encerre aí o procedimento.

    – Caso precise usar alguma tomada, continue ligando os disjuntores e desligando novamente, até ligar o que precisa. Se ocorrer faiscamento, aquecimento, fumaça, ruído ou o disjuntor desarmar, deixe desligado e não tente religar! Você  vai precisar de um eletricista para fazer o diagnóstico e o reparo com segurança.

    – Evite ligar os disjuntores de maior carga, como chuveiros e ar condicionado. Aguarde o atendimento do eletricista.

 

 ATENÇÃO!: Os procedimentos acima só devem ser executados por quem sabe manobrar dispositivos elétricos com segurança, e somente se a instalação for segura!

Quadros protegidos. Seguros para operação:

m008pg


Quadros sem proteção, necessitam reforma:

quadro-de-distribuicao-antigo-nema-1021921

Não mexa nisso!

Quadros elétricos antigos não oferecem proteção adequada ao operador e não protegem a rede elétrica contra sobrecargas. Atualmente temos dispositivos mais eficientes e seguros, que protegem contra choque elétrico (DR), sobrecargas (Disjuntores DIM), raios,  transientes e surtos de tensão (DPS).

É necessário revisar e atualizar sua rede elétrica anualmente para melhorar a segurança, diminuir o consumo, e em caso de problemas em algum equipamento, não desligar a energia de toda a edificação. Uma rede elétrica desatualizada desvaloriza o imóvel, e por estar fora das normas (ABNT NBR 5410) pode impedir a emissão de habite-se e alvarás, por exemplo.


Espero que essas orientações sejam úteis. Em caso de dúvidas, entre em contato, ou use os comentários abaixo.
Omar Ballabio – Eletrotécnico
Eletricista Ubatuba SP (12) 99739 6988
Anúncios